Ilha de Brownsea

Em meados de junho de 1907 BP propôs-se a realizar um acampamento com 18 rapazes de 11 a 18 anos. O local escolhido foi a ilha de Brownsea, situada na Coatá Sul da Inglaterra, em Poole, propriedade de C. Van Raalte. Convidou filhos de velhos amigos do exército, amigos de afamados colégios particulares: Harrow, Eton, Chaterhouse, etc. Convidou também seis rapazes das Companhias de Brigada de Rapazes (movimentos juvenil já existente), de Bournemouth, e três vagas a rapazes de Poole, alunos de escolas secundárias do governo ou empregados e fazendas, ou filhos de operários.

Assim, o efetivo, inicialmente pretendido de 18 se elevou a 21, pois todos queriam acampar o Herói de Marketing. B.P. levou também como “ ajudante ” um sobrinho de 9 anos órfão de pai e seu companheiro de armas, o Major Kenneth MacLaren para seu assistente. Ao anoitecer de 31 de julho, todos se encontraram em Brownsea. Nos 7 dias seguintes, de 1 º a 8 de agosto (férias escolares), B.P. pôs a prova o que ele chamou seu “ Projeto de Escotismo ”.

O programa: a cada dia foi abordado num tema próprio. O assunto do dia era explicado e praticado num triplo ataque, com histórias interessantes, seguidas de experimentação e um jogo de aplicação.

1 º de Agosto – PRELIMINARES

Após terem formado as quatro Patrulhas, com os mais velhos como monitores, e nomeado-as, cada rapaz recebeu as fitas de patrulha de cores distintas para pôr no ombro: Maçaricos – amarela; Corvos – vermelho; Lobos – azul; Touros – verde. Cada monitor portava um bastão curto com uma bandeira triangular branca tendo a silhueta da cabeça do animal da patrulha pintada em verde, com as letras BA (Brownsea), e usavam, como distintivo, uma flor de lis de feltro na frente do boné.

Eles deveriam trabalhar aos pares ” como camaradas ”, e as responsabilidades da rotina diária de trabalho foi previamente explicada. As patrulhas foram localizadas num campo, separadas; e ela seria a unidade para trabalho e jogos. Segundo BP “ o sistema de patrulhas foi o segredo do sucesso ”.

2 de Agosto – TÉCNICA DE ACAMPAMENTO

Construção de choças; fazer colchões; nós; acender o fogo; cozinhar – kabobs, carne na brasa, aves, peixes e dampers; jogos para saúde e resistência física; e fogo de conselho.

3 de Agosto – OBSERVAÇÃO

Atividade noturna: cada noite uma patrulha ficava de serviço como “ como sentinelas noturnas ” de um posto avançado.

Quando chegavam ao local indicado, acendiam a fogueira, preparavam a comida e distribuíam as sentinelas. O piquete noturno era espionado e verificado se estava alerta por BP pelos monitores das outras patrulhas, às 11 horas da noite.

4 de Agosto – ARTES MATEIRAS

Realizaram atividades práticas na natureza, com relatórios de observação. BP tencionava pontuar as tarefas, cujo somatório dos pontos levassem-nos a conquistar um “ Distintivo de Mérito ” sobre a natureza. Foi dessa atividade que nasceu o programa doa Distintivos de Especialidades.

6 de agosto – SALVAMENTO DE VIDAS

B.P. convidou William Stevens, um Oficial da Guarda Costeira para dar-lhes assistência.

7 de agosto – PATRIOTISMO

B.P. contou episódios e incidentes, explicou também a bandeira da Inglaterra e desafiou-os a cumprir seus deveres de cidadão.

8 de Agosto – SUMÁRIO DE TODO O ADESTRAMENTO

O último dia foi dedicado a um torneio especial. Convidou todos os conhecidos para virem ao Morro da Bateria assistir aos rapazes fazerem uma demonstração do que haviam aprendido. Esta foi planejada, dirigida e executada pelos rapazes, com jogos, competições, primeiros socorros, fogo, fazer colchões e jiu-jitsu.

Na manhã seguinte os rapazes voltaram aos lares. Este acampamento tornou-se história por ter sido o primeiro de escoteiros do mundo e BP foi o primeiro Chefe de Tropa.

Fonte:          gesantamonica.org

Deixe um comentário

Arquivado em Etapas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s